10 modos de dirigir com segurança e economia - Minas Bahia Seguros

10 modos de dirigir com segurança e economia

Sabia que dirigir com segurança não exige nenhum conhecimento extra além do que já possui. É só colocar o que sabe em prática. Vou te mostrar como.
 
1 Não usar o ponto morto
Já ouvi diversos motoristas falando que quando estão em uma descida colocam o carro em ponto morto para economizar combustível. Não sei de onde surgiu essa história, mas ela não é verdade, por isso se fazia isso, comece a mudar seus hábitos.
 
Quando você vai na “banguela” a caixa de câmbio não está engrenada e isso faz com que você gaste muito mais combustível. Pelo preço que está o combustível acho que não vai querer desperdiçar com besteira.
 
Sem falar que quando está em ponto morto perde-se o freio motor, aí se precisar parar rapidamente não dará tempo e terá se envolvido em um acidente.
 
2- Pé pesado, nem pensar
Não sei onde você quer ir com tanta pressa acelerando muito e freando bruscamente. Primeiro que o trânsito das cidades não te deixa andar rápido, então nem adianta tentar correr. E outra: você estará esquecendo as regras de como dirigir com segurança e economia.
 
Se pisar fundo no acelerador vai gastar mais combustível e parar repentinamente também. Sem falar que você e as outras pessoas no carro ficam balançando para frente e para trás quando faz isso.
 
Outro problema é que quando está andando rápido e precisar parar de repente nem sempre dá tempo. Aí mesmo que goste de dar freadas bruscas, essas podem não ser suficientes para impedir que você bata.
 
3 - Use o retrovisor
Você não é mutante que tem olhos atrás da cabeça e, por isso no trânsito precisa de um auxílio para ver o que tem atrás.
 
Antes de sair com o carro, posicione o retrovisor, pois assim poderá ver o que precisa. Ao fazer isso, poderá mudar de faixa tranquilamente, sabendo quando tem espaço suficiente para isso.
 
Sei que usando o retrovisor pode pensar que não terá nenhuma economia, mas poderá poupar um dinheiro não tendo o seu espelho arrancado por um motociclista que fechou sem perceber.
 
4 - Ande com o carro leve
Se não precisa transportar algo, não sei o que isso está fazendo dentro do carro. Aquela história de vou deixar no carro caso eu precise, faz com que ele vire uma bagunça e carregue peso à toa.
 
Comece fazendo uma limpeza e tirando tudo o que não deveria estar lá. Aí você me pergunta: isso é apenas para manter o carro organizado?
 
É claro que não! Quanto mais peso transportar, mais combustível vai gastar e na hora de abastecer a sua conta bancária não vai gostar.
 
Além disso, esses objetos podem te distrair. Vai que resolve pegar alguma coisa enquanto dirige e para de prestar atenção no trânsito. E, para piorar, em caso de acidente, os objetos podem voar em você e causar lesões sérias.
 
5 -Calibre os pneus
 
O que a calibragem dos pneus tem a ver com dirigir com segurança e economia? Tudo!
 
Os pneus calibrados permitem que o atrito com o asfalto seja menor, e isso exige menos do motor e do seu combustível.
 
Sabe quando a sua direção está dura, que você não sente segurança e precisa fazer força nas manobras? Pode ter relação com os pneus baixos, pois o volante se torna mais duro.
 
 
Quando for calibrar, não faça isso de forma aleatória, sempre veja as orientações do fabricante, pois dessa forma não terá nenhum dos problemas que relatei.
 
6 -Saiba onde abastece
Não é porque o preço do combustível está bom que você deve abastecer em um determinado posto. Pelo contrário, já parou para pensar por que a gasolina está tão barata?
 
O problema é que o combustível pode estar adulterado e quando você coloca no seu carro podem começar a surgir os problemas. O motor perde potência, as peças se danificam e assim por diante.
 
Também deve-se lembrar que a sua segurança fica em risco, e com o carro danificado você tem um maior risco de sofrer um acidente ou ficar parado no meio da rua.
 
Lembra que achou que estava arrasando abastecendo o carro pagando pouco? Pois é, no fim isso pode sair bem mais caro com os reparos que terá que fazer.
 
7 - Mantenha o carro alinhado
Deixar as rodas alinhadas te fará economizar, pois quando isso corre a aerodinâmica melhora e o carro anda sem arrastar e sem gastar muito combustível.
 
Em relação a dirigir com segurança esse é um assunto que tem muita relação, pois, o desalinhamento pode acabar “puxando” o carro para o lado. Uma distração pode resultar em um acidente.
 
8 - Atenção às ultrapassagens
Não é preciso andar correndo na cidade ou na estrada, mas vamos combinar que alguns motoristas parecem estar sem pressa alguma e ficam travando o trânsito.
 
Nessas situações não há problema em fazer ultrapassagens, mas faça da maneira correta. Lembre-se que não é em qualquer lugar que é permitido esse procedimento, por isso, respeite.
 
Se estiver ultrapassando, você sabe que só pode fazer isso pelo lado esquerdo e quando estiver em segurança. E antes que eu me esqueça: dê seta, já que a maioria dos motoristas parece ter se esquecido disso.
 
Não fique se arriscando indevidamente. Se quiser dar uma de espertinho pode causar um acidente e ter prejuízos com o seu carro.
 
9 - Use a seta
Eu brinco que quando as pessoas vão comprar um carro os vendedores perguntam se vão querer que ele venha com seta.
 
Dificilmente eu vejo um motorista dar seta quando muda de faixa, vai encostar ou sair de uma vaga. Quando tem alguma sinalização eu até comemoro de tão raro.
 
O problema em não usar a sinalização é que os outros motoristas e pedestres não sabem o que você vai fazer.
 
De repente você entra na frente de um carro tentando mudar de pista e, como não sinalizou, ele acaba batendo e você ainda acha ruim, como se estivesse certo.
 
Os pedestres também precisam ser avisados, pois a preferência é deles.
 
10 - Não dirija sem habilitação
Quantas pessoas você conhece que pegam ao volante sem ter habilitação? Possivelmente muitas e deve achar que não tem problema nisso.
 
A questão é que quando vai tirar a sua CNH, precisa passar por aulas teóricas e práticas que te ajudam a ter mais segurança e saber como proceder ao volante.
 
Se não for habilitado, corre o risco de passar por uma situação atípica, não saber como proceder e colocar todo mundo ao redor em risco.
 
E outra coisa: se for pego pela polícia nessa situação, vai ter o carro apreendido, o que vai lhe custar algum dinheiro.